monitoramento-de-agua-potavel-foto

Monitoramento de Água Potável

Em substituição à Portaria 518 de 25/03/2004, a Portaria 2914 agregou o monitoramento de novas classes de analitos, como por exemplo, o Mancozeb e os Ácidos Haloacéticos. Com o intuito de promover um sólido controle de qualidade e acima de tudo baixo custo para nossos clientes, implantamos novas técnicas de análise, como a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa.

monitoramento-aguas-subterraneas-foto

Monitoramento de Águas Subterrâneas

As águas subterrâneas constituem o maior reservatório de água doce do planeta Terra. O monitoramento destes lençóis é de extrema importância, seja para a manutenção do abastecimento público, seja para controle de regiões contaminadas ou passíveis de contaminação.

As águas subterrâneas podem ser coletadas por equipamentos de baixa vazão ou bailer. O laboratório Keller é especialista em coletas de águas subterrâneas, contando com colaboradores capacitados tecnicamente.

monitoramento-de-aguas-superficiais-foto

Monitoramento de Águas Superficiais

Um dos maiores desafios ambientais é a iminência da escassez de água em diversas localidades. De toda água presente no planeta Terra, apenas 0,5% estão presentes em rios e lagos. O controle da qualidade destas águas é imprescindível para manter o ciclo da vida em pleno funcionamento.

Várias legislações são utilizadas para o monitoramento dos rios e lagos, dentre elas, a mais utilizada é o Conama 357, em seus artigos 14, 15 e 16. Todos os parâmetros monitorados pelo Conama 357 são realizados pelo laboratório Keller, além da amostragem e transporte das amostras.

monitoramento-de-efluentes-liquidos-novo

Monitoramento de Efluentes Líquidos

São produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos. Lançados no meio ambiente e podem ser tratados ou não.

Para definição do tipo de tratamento a ser aplicado e também para o monitoramento do efluente, é necessário que a empresa realize periodicamente análises baseadas em decretos, por exemplo, o Decreto Estadual 8468 de 1976 ou análise de um Conama, por exemplo, o Conama 430. O laboratório Keller garante a qualidade de amostragem, acreditada pela Cgcre na ISO/IEC 17025, fator determinante para resultados confiáveis.