Características e Análise dos Resíduos

A análise de resíduos sólidos, estabelecida na ABNT NBR 10004, que determina critérios classificação para identificar as características de cada tipo de resíduo que possam apresentar riscos ao meio ambiente e perigos à saúde.

A Keller Ambiental realiza analises e coleta de amostras conforme as normas ABNT NBR 10004, NBR 10005, NBR 10006, NBR 10007.

 

Veja Abaixo um resumo de cada norma.

  • NBR 10004.

A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido. A segregação dos resíduos na fonte geradora e a identificação da sua origem são partes integrantes dos laudos de classificação, onde a descrição de matérias-primas, de insumos e do processo no qual o resíduo foi gerado devem ser explicitados. A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem

  • NBR 10005.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para a obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólidos, visando diferenciar os resíduos classificados pela ABNT NBR 10004 como classe I – perigosos – e classe II – não perigosos.

  • NBR 10006.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos, visando diferenciar os resíduos classificados na ABNT NBR 10004 como classe II A – não inertes – e classe II B – inertes.

Esta Norma não se aplica a resíduos no estado líquido.

  • NBR 10007.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para amostragem de resíduos sólidos.

 


  • A companhia ambiental do estado de São Paulo (CETESB), dá como obrigatoriedade a retirada do CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduo de Interesse Ambiental.
  • Este documento aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB.
Faça um Orçamento